sábado, 28 de janeiro de 2012

Menstruar faz bem ou não?

Olá meninas,
Hoje vou falar de um assunto que causa muita polêmica, interromper ou não a menstruação? Muitas mulheres acham que isso é prejudicial a saúde, então, conforme a reportagem da Beleza e Saúde vamos conferir que pode não ser:

Esse é um assunto que ainda causa muita polêmica. Há o lado dos que são totalmente contra interromper a menstruação. O que eles alegam? Que menstruar é natural e que se você parar pode fazer mal a sua saúde. Mas afinal existe comprovação científica de que parar de menstruar pode prejudicar a saúde?
O tema dividiu a opinião dos médicos e, pior, confundiu a cabeça das mulheres. A boa notícia é que toda essa controvérsia serviu de estímulo à realização de um estudo científico que testou cada um desses métodos para responder definitivamente se vale a pena parar de menstruar.
Para alguns especialistas, suspender a menstruação não só livra a mulher de um incômodo mensal como também seria o melhor tratamento contra anemia, endometriose (inflamação do revestimento interno do útero), mioma (tumor benigno do útero), cólica e tensão pré-menstrual. Até existe certo consenso entre os especialistas quanto ao uso de hormônios para tratar doenças, mas boa parte deles discorda da prescrição para casos de TPM ou apenas pela praticidade de não menstruar mais.
Entre os principais motivos dos que se opõe está o fato de que, com a suspensão da menstruação, perderiam-se duas funções importantes da menstruação: indicar para o organismo que 1) o óvulo não foi fecundado e 2) que está tudo correndo bem com o organismo. A ausência do sangramento regular pode indicar, por exemplo, problemas nas glândulas tireoide e suprarrenal. Ou seja, ao se interromper a menstruação, a harmonia desse ciclo ficaria comprometida, interferindo até no nosso temperamento.
Essas questões foram colocadas à prova em um estudo científico do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Universidade de São Paulo (USP). Durante dois anos, foram acompanhadas voluntárias que queriam bloquear a menstruação por sofrer de TPM intensa. O objetivo era verificar o nível de eficácia dos medicamentos disponíveis no mercado: checar se amenizavam os sintomas, interrompiam mesmo a menstruação e apresentavam efeitos colaterais.

Conclusão

Durante os dois anos de acompanhamento no estudo, não se comprovou nada que interromper a menstruação pode causar algum dano à saúde da mulher.

Em relação aos sintomas físicos da TPM (inchaço, cólica e dor de cabeça), o implante de progesterona, que suspende a menstruação por até três anos, apresentou a melhor atuação.
Quanto às pílulas, se você já toma e não tem efeitos colaterais, elas também são eficazes. Porém, muitas mulheres alegaram que a menstruação não foi totalmente interrompida, houve pequenos sangramentos irregulares (chamados pelos ginecologistas de spotting).
Ao interferir nos processos naturais do organismo, todos os medicamentos apresentam vantagens e desvantagens. Inclusive há situações em que a suspensão da menstruação pode até salvar vidas.
Na verdade, cada caso é um caso: você deve fazer o que te faz sentir melhor. Se você menstrua e é feliz, se sente bem, continue menstruando, mas se a menstruação te aborrece, prejudica seu bem-estar, procure auxílio de um médico para fazer o tratamento adequado para você.

;) 



8 comentários:

  1. eu nem vou falar da minha!
    Tenho alergia a todas as pilulas anticoncepcionais, e menstruo quando Deus quer!
    hahahaahah
    Já fiz alguns tratamentos e estou cansada!
    mas nao vejo a hora de menstruar! preciso de grandes emoções! Daí vem!
    haahhaahah!
    Vc deve me achar louca, mas menstruando minhas espinhas saem!..

    Seguindo
    Bezoo
    Dani <3

    Beleza F5
    Belezinha F5
    Novidades
    @belezaf5
    Sorteios ativos
    PS: Todos comentários recebidos no blog são respondidos lá.

    ResponderExcluir
  2. Esse assunto causa mesmo muitas dúvidas.
    Eu não menstruo há alguns meses, e para mim, foi a melhor opção. Menstruar me deixava de cama por causa das cólicas.
    Tenho me sentido bem, mas é preciso procurar o tratamento adequado.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, adoro teu blog sempre tem coisas lindas por aqui,estou aqui também para informar o novo endereço do meu blog, para você não deixar de me visitar , já que para a mim a sua visita é tudo de bom,beijokas...
    http://titacarre.com
    http://agulhaetricot.com
    http://titacarre.elo7.com.br visite minha loja tb e deixe sua opinião sobre meus produtos.

    ResponderExcluir
  4. Oi,vim conhecer seu Blog,amei e já estou super seguindo,parabêns por seu cantinho e muito sucesso aqui!

    Te convido para conhecer meu Blog e se gostar e puder seguir também.será muito bem vinda,sinta-se em casa!

    Ah,tem 2 sorteios rolando no Blog,participa! :)

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. =)
    TOdos comentários feitos no meu blog são respondidos lá!
    Obrigada pela visita! beijos

    ResponderExcluir
  6. Realmente esse assunto causa muitas duvidas,mais foi ótimo a sua informação,para tirar algumas duvidas a respeito,sempre é bom !!
    Eu sempre tive problemas com Anticoncepcionais via oral,por conta do estomago,então não podia tomar e causava outros fatores,por conta disso,não poço ficar sem tomar hormônios,pois tenho problemas de cisto,é complicado né,rsrsrs!!Mais graças ao meu gineco hoje já estabilizou,tomo anticoncepcional injetado então acabou com meus problemas...Nossa escrevi um texto,kkk!!Bjos flor e ótimo domingão pra vc!!
    http://fabisilvaleuck.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani! Tudo bem?
    Também estou participando do grupo União das blogueiras e estou aqui para conhecer o seu cantinho e convidá-la para conhecer o meu.
    Parabéns pelo trabalho
    Este é o meu link
    http://fliver5semprefeliz.blogspot.com

    Te espero por lá

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá, te vi no união das blogueiras e vim te visitar!!!Amei o blog!!!E quanto esse post eu achei muito interessante,pois a mim não faz nada bem... :(
    Bjus

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre, comente e deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visitinha.

Beijos.
Dani Rosa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...